segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Quando sofremos, onde está o amor?

Existe uma relação verdadeira entre amor e sofrimento? Alguns dizem que amar é a mesma coisa que sofrer, mas no decorrer do nosso dia, percebemos que o sofrimento nos afasta de todo e qualquer sentimento bom, de sentimentos que nos cativam, sentimentos co-existentes no amor.
Quando se fala nesse assunto, no sofrimento, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a dor, frustrações, coisas que tiram o prazer da vida, que nos trás pensamentos de ódio, raiva e nos faz perguntar o porquê de tudo isso estar acontecendo justamente consigo e naquele momento da vida. Assim, somos forçados quase que automaticamente a pensar que o sofrimento e o amor não têm ligação alguma. Mas, pensamos assim por que sentimos uma dor, muitas vezes intensa, em nossos corações, que isso nos faz ficar cegos de todo o sentimento bom que ainda resta em nossa alma.



“Não há amor sem sofrimento, sem o sofrimento da renúncia a si mesmo, da transformação e purificação do eu para a verdadeira liberdade. Onde não houver algo pelo qual valha à pena sofrer, também a própria vida perde o seu valor”.

(Papa Bento XVI)



Com essas palavras, podemos concluir que o sofrimento tem uma conotação positiva, um aspecto carregado de amor, pois quando o identificamos somos capazes de amar as pessoas mesmo sabendo que em determinado momento, ela pode nos trazer o desafio de encarar o sofrimento. Isso faz com que nos sintamos realmente humanos.
Mas, esse entendimento dessa reflexão, não é um sofrer passivo, mas ativo, pois não ficamos parados em nosso dia a dia esperando que ele venha e nos pegue no colo e derrame todo o seu pesar sobre nós, mas é o contrário. A partir do momento em que avistamos um objetivo e corremos em direção a ele, movimentados pelo amor, nós nos deixamos purificar através dele. Lembre-se: todos nós sofremos!
Depende de nós encararmos ele de frente, termos coragem, pois isso faz parte de um aprendizado da vida, um degrau que deve ser subido para podermos encontrar a felicidade.
Pergunto a você: Deparando-se com a sua realidade hoje, pelo que vale a pena sofrer? Pelo que vale a pena encarar a dor, na esperançosa certeza de que por causa do amor vale à pena passar por isso?
Na certeza de que o Amor nunca decepciona e que ele é o grande sentido para as nossas vidas e nossas vocações, assumamos as conseqüências de amar, sabendo que, quando o sofrimento chegar, temos a oportunidade de responder de maneira positiva, usando dele (sofrimento) para sermos melhores e ajudarmos os outros a também serem, a encarar a vida com um novo olhar.


2 comentários:

  1. Das cousas mais difíceis da vida, talvez a mais pesada seja realmente "sair de si mesmo". Não à toa Jesus ensinou aos seus discípulos: "quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e, me siga". Obrigado pela bela reflexão.
    Pe. Paulo Rocha, F.N.

    ResponderExcluir
  2. SHOW DE BOLA O TEU "MUNDO" PEDRO, JÁ TINHA RECEBIDO O CONVITE MAS NUNCA TINHA ACESSADO... GOSTEI CARA, PARABENS! QUALQUER DIA CRIO O MEU "MUNDO" TAMBEM E JÁ SEI PRA QUEM PEDIR IMFORMAÇÃO DOS PRIMEIROS PASSOS!!! FALOU, ABRAÇO!

    ResponderExcluir