segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O dia depois de amanhã

O clima do mundo está em crise. Inundações na Austrália, deslizamentos de terra no Brasil, torrentes catastróficas no Rio de Janeiro, nevascas estratosféricas nos Estados Unidos e em grande parte da Europa, ondas de calor intensas na Rússia, desmatamento desenfreado nas floretas mais importantes, rios e córregos são feitos de "lata de lixo", urbanização de áreas de risco (encontas de morro e rios), enfim, essa é uma pequena parcela dos desastres ambientais que ocorreram no mundo no ano que passou. Será que o “Aquecimento Global” é algo que se deve deixar de lado? Estamos sentindo na pele a resposta da natureza contra toda essa destruição ambiental.
Segundo o site do Greenpeace foram registradas 950 catástrofes naturais, tendo mais de 295 mil mortes e um prejuízo financeiro de mais de 130 bilhões de dólares.
Quem é o responsável por tantos problemas? Até quando o homem -que se diz sapiens- ficará no olho da tempestade sem reagir?
O ano que passou, 2010, teve um registro de 90% das catástrofes ambientas, como tempestades e inundações, ligadas claramente aos aspectos climáticos, mostrando claramente o avanço das mudanças nos sistemas do clima no globo terrestre.
Muitos se preocupam em como, no futuro, vamos habitar novos planetas recém-descobertos pela ciência, mas e o planeta Terra, onde está a importância que ele merecia ter? Consumismo desenfreado, biodiversidade ameaçada de todos os lados, toneladas e mais toneladas de gases poluentes, como o metano e o dióxido de carbono entre outros, são jogados na atmosfera terrestre indiscriminadamente. A cada ano que passa mais gelo derrete das calotas polares, o topo das maiores montanhas do mundo estão ficando com uma camada cada vez menor de gelo, áreas que eram verdes e geladas, agora são secas e quentes.
O NOSSO planeta está doente. Ele está nos mostrando os sintomas de sua enfermidade, mas nós estamos nos comportando como médicos desleixados e ignorando esses sintomas que cada vez estão mais fortes e perigosos. Estamos esperando que o planeta se cure sozinho em um passe de mágica. Algo que demorou milhões e milhões de anos para se formar, e ser o que é hoje, não pode de uma hora para outra se curar dessa doença chamada “Aquecimento Global”.
Devemos ter a capacidade de aprendermos com nossos erros e devemos entender que as mudanças climáticas não são uma invenção mirabolante de cientistas sem noção, mas sim um problema real que deve ser combatido por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário