terça-feira, 29 de março de 2011

O que é ser Curitibano?



Oh, pergunta difícil de responder. O que é ser Curitibano?
Ser Curitibano é andar na Rua XV e encontrar pessoas de vários estilos e lugares diferentes. É ter que andar em zigue zague para não esbarrar no guarda chuva aberto da pessoa que passa em sentido contrário. É cultivar a literatura ao adentrar no Bondinho da Leitura, que está na Rua XV a muitos e muitos anos e já é um patrimônio da Cidade. É vislumbrar e se emocionar com o Coral Natalino do Palácio Avenida que todos os anos dá um espetáculo ao público que observa sem piscar os olhos.
Ser Curitibano é falar leitE quentE e ter no seu sotaque único um motivo a mais para ter orgulho da cidade onde nasceu. É saber os significados de piá, vina (que o Word agora está mandando eu corrigi-la, pois não sabe o seu real significado), penal, ir jogar bola na cancha com a galera, etc...
Ser Curitibano é pegar o Ligeirinho na estação tubo ouvindo música clássica que sai dos seus alto-falantes. É andar de Biarticulado (o vermelhão) em uma via única e exclusiva. Ser conhecida no Brasil e no Mundo como o melhor transporte público urbano. É diferenciar os ônibus pelas suas cores. Verde, vermelho, cinza, laranja, amarelo e azul. É conhecer os pontos turísticos da cidade em um ônibus de dois andares, iguais aqueles tradicionais de Londres. É andar de táxi, todos padronizados de uma cor laranja.
Ser Curitibano é experimentar as quatro estações do ano... em apenas um dia. Primavera, verão, outono e inverno em apenas 24 horas. E sempre estar com um guarda chuva e uma blusa na bolsa ou na mochila mesmo que esteja fazendo um calor insuportável. Curitibano sabe como o tempo muda. E como muda! Inverno que nos faz sair de casa cheios de blusa, que faz sair aquela “fumacinha” da boca, que nos faz tirar gelo do vidro dos carros pela manhã e observar uma fina camada de gelo em um gramado. Verão que nos faz sair de casa e lotar os parques da cidade para fazer exercícios físicos, passear com a família. Primavera que floresce os Ipês Amarelos tingindo a cidade de uma cor magnifica. Outono que enche nossas ruas de folhas secas e que faz um som harmonioso quando encontram pela frente o vento.
Ser Curitibano é saber que a cidade possui uma vasta e extensa camada verde de árvores. É encontrar nos bairros e parques o Pinheiro do Paraná, árvore tão tradicional daqui. É saber que a cidade é referencia nacional quando se trata de meio ambiente. Cidade ecológica que recicla o que chamamos de “Lixo que não é lixo”. Cidade da Gralha Azul, pássaro que ajuda a plantar, mesmo que sem saber, as nossas Araucárias.
Ser Curitibano é ir à feirinha do Largo da Ordem e comer pinhão quente. É ir a Santa Felicidade comer uma bela macarronada e tomar um bom vinho. Antiga vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais que colonizada foi por italianos, alemães, poloneses, ucranianos, japoneses, sírios e muitas outras etnias que aqui chegaram.
Ser Curitibano é se manter em dia com a cultura. Ter o maior festival de teatro do país, o Festival de Teatro de Curitiba. É ir a Biblioteca Pública ler um livro de Dalton Trevisan, o vampiro de Curitiba, ou ir a algum Farol do Saber ler um livro de Paulo Leminski. É visitar o Museu Paranaense, o Museu Oscar Niemeyer, o Museu do Expedicionário. É relembrar nossos bravos pracinhas Curitibanos e Paranaenses que deram suas vidas na Segunda Guerra Mundial. É admirar o talento inquestionável de Alfredo Andersen e Erbo Stenzel em seus museus. É vislumbrar os imensos painéis de Poty Lazzarotto que contam um pouco da história da cidade. É escutar musica clássica na Camerata Antiqua e na Ópera de Arame. É ter a primeira Universidade Federal do país, a UFPR. Assistir ao clássico do futebol, Atlético Paranaense x Coritiba, em uma tarde de domingo.
Cidade do Jardim Botânico, do Parque Tanguá, do Parque Tingui, do Bosque Alemão, do Bosque do Papa, da Praça do Japão, da Universidade Livre do Meio Ambiente, do Teatro Paiol, do Passeio Público, do Zoológico Municipal, da Arena da Baixada, do Couto Pereira, da Vila Capanema, do Atlético, do Coritiba, do Paraná Clube, das Ruinas de São Francisco, da Torre Panorâmica, do Parque Barigui, etc.
Ser Curitibano é compreender um pouco na nossa história, é olhar a calçada original do século XIX. Passear no Marco Zero da Cidade, a Praça Tiradentes e a sua Catedral Basílica Menor. Ser Curitibano é também olhar para o futuro para podermos fazer uma cidade cada vez melhor.
Não vou conseguir expressar completamente o que é Ser Curitibano, tanta coisa ainda falta escrever. Ser Curitibano não é apenas nascer aqui, mas é um estado de espírito. É conhecê-la, mas sempre ter uma surpresa que nos encanta no final.

PARABÉNS CURITIBA PELOS SEUS 318 ANOS
#Curitiba318Anos

2 comentários:

  1. isso aee pedrinhoo . Cada dia me surpreende mais!!
    Muito bom !! continue assim . seu primeiro e eterno seguidor do blog !! parabens a curitiba e a vc tbm por esse maravilhoso texto !!

    ResponderExcluir