quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Brasil, um país de todos?



Estive pensando na política brasileira, e cheguei num ponto; democracia.
No dicionário, democracia significa: “Forma de governo na qual o poder emana do povo e em nome dele é constituído”.
Agora, eis que faço uma pergunta: “O nosso país, Brasil, realmente é democrático?”.

Ouso dizer que o nosso país não é democrático. Ouve uma época em que esse anseio de democracia agitou o povo, fez com que saíssem as ruas com as caras pintadas enfrentando os cães e os cassetetes. Tudo por causa dessa palavra, democracia.

Agora, pare e analise; nosso país é democrático?
[...] na qual o poder emana do povo e em nome dele [...]. Esse pequenino trecho pode concluir as coisas né. No nosso governo (e não estou falando sobre partidos políticos, mas do governo num âmbito geral), se resume a uns tantos que ganham milhões e milhões para ficarem sentados numa poltrona confortável em seus gabinetes fazendo sabe-se lá o que, levando nosso dinheiro na cueca (né mensalão), na meia, em paraísos fiscais no exterior, enchendo a cabeça de um povo humilde (e muitas vezes alienado) com promessas vãs em época eleitoral, mas que depois que são eleitos não fazer 1% do que “prometeram” na frente de todos em rede nacional e regional.
Isso é democracia?

Onde fica o povo nessa história? O povo fica amontoado nos hospitais esperando uma vaga para ser internado, para ser atendido, pra ter no mínimo um pouco de dignidade em uma hora difícil como essa. O povo fica amontoado em salas de aula com professores desvalorizados por esses “camaradas da democracia”, onde o nosso ensino público é péssimo, e que em casos esse péssimo nem chega a algumas cidades onde nem um quadro negro existe. Escolas literalmente sucateadas, sem infraestrutura nenhuma para um ensino de qualidade decente. O povo fica dentro de casa (onde tem que observar o pôr do sol através da grade da janela de casa), pois tem medo de sair na rua por causa da violência, onde o número de policiais é insuficiente para nos dar a mínima segurança. Policiais que também não tem uma estrutura boa, trabalhando em delegacias superlotadas e caindo aos pedaços, viaturas policiais do tempo as cavernas, homens e mulheres que arriscam a vida pela segurança da população ganhando um salário mínimo. Poderia dissertar milhares de exemplos iguais a esses aqui.

Pergunto de novo: isso é democracia pra você? 

Enquanto isso, os que se dizem “representantes do povo” estão no conforto de suas casas bem equipadas, seguras, com o seu plano de saúde, o seu carro do ano, a sua aposentadoria milionária, a escola particular garantida.
Não vejo mal nenhum “os detentores da democracia” ganharem bem. Não vejo mal algum se essa democracia fosse utilizada em favor da população, dessa população que passa fome e morre no corredor de um hospital esperando por um atendimento.

Acho lindo o slogan: “Brasil, um país de todos”. Lindo né!
Eu só queria saber quem são esses “todos”, porque até agora, pelo que eu vejo dessa nossa magnifica “democracia”, o Brasil é um país de poucos. Muito poucos. Talvez, feito para gringo ver.

Se você ainda não acredita em mim, “desligue a Carminha”, e leia os jornais, assista o telejornal, leias nas revistas, o Google está ai, é só procurar que você vai ver como o nosso país está democrático.

Estamos em um ano eleitoral, pense muito bem em quem você vai votar, veja se a pessoa é da democracia correta, ou da democracia errada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário